Choro

DANIELA SPIELMANN (sax e flauta) & SHEILA ZAGURY (piano) 
"BRASILEIRINHAS" - choro e música brasileira

Na seleção do repertório, 'Riacho Seco', um baião de João Lyra e Mauricio Carrilho, 'Valsa do encontro', de Daniela, e três homenagens inéditas: 'Ao meu amigo Ricardo' (de Celinha Vaz, dedicada ao guitarrista Ricardo Silveira), 'Choro pro Zé' (Guinga, feito para o saxofonista e flautista Zé Nogueira), e 'Chorinho pra Dani' (de João Lyra, inspirado na saxofonista). Dani e Sheila fizeram releituras interessantes de 'Santa Morena' e 'Bole-Bole', ambas de Jacob do Bandolim, e 'Brasileirinho', mega clássico de Waldir Azevedo, aqui numa versão mais ousada, puxada para o jazz. 
Assista: "Brasileirinho"


ELIANE SALEK - "DIVINA ELIZETH"

A cantora, flautista e pianista, Eliane Salek, vem desenvolvendo alguns projetos em homenagem a Elizeth Cardoso, desde 2010, quando a grande diva da música popular brasileira, completaria 90 anos. Elizeth será eternamente lembrada como uma das mais importantes cantoras brasileiras. Após mais de 20 anos de choro e samba-canção, foi convidada por Vinicius de Moraes e Tom Jobim para gravar o que viria a ser o primeiro disco de Bossa Nova. O espetáculo presta uma grande homenagem aos grandes compositores que foram sucesso na voz de Elizeth Cardoso, cantora de sucesso por mais de quatro décadas. Entres eles estão Lupicínio Rodrigues, que terá seu centenário comemorado em 2014. No show Eliane canta e toca flauta e é acompanhada por Domingos Teixeira (violão), Zé Luiz Maia (contrabaixo), João Callado (cavaquinho) e Fabiano Salek (percussão).

"LUIZ GONZAGA - ACORDEON E CHORO"

Reconhecido como grande compositor e intérprete de música vocal, Luiz Gonzaga teve um período de sua atuação profissional ligado à música instrumental e em especial ao Choro. Desde quando chegou ao Rio de Janeiro, em 1939, até 1945, Gonzaga gravou cerca de cinquenta faixas como solista de acordeon, metade destas de composições próprias. Contando com a direção musical e arranjos de Henrique Cazes (pesquisador do Choro e autor do livro “Choro, do Quintal ao Municipal”) Luís Filipe de Lima (pesquisador e produtor musical) e também com a assessoria de pesquisa e textos da biógrafa de Luiz Gonzaga, a historiadora francesa Dominique Dreyfus, o CD trará dois jovens destaques do acordeom dividindo solos e acompanhamentos: Kiko Horta e Bebê Kramer. Eles serão acompanhados pelo regional formado pelas cordas de Luís Filipe de Lima, no violão de 7, e Henrique Cazesno cavaquinho e violão tenor. A percussão estará a cargo de Beto Cazes, responsável também pela produção executiva do projeto.

"MULHERES EM PIXINGUINHA"

Neti Szpilman (voz), Daniela Spielmann (sax e flauta) e Sheila Zagury (piano) escolheram grandes clássicos desse músico inigualável, dentre elas: Carinhoso, Um a Zero, Lamentos, entre muitos outros. O espetáculo busca não só o apuro musical, mas principalmente fazer o público viajar no tempo, criando situações cênicas e pequenas brincadeiras com aparições inesperadas de músicos convidados.
Assista: "Lamentos"     


Nenhum comentário:

Postar um comentário