Música Brasileira - Autoral

ALAIN PIERRE - SEMENTES


Foto: Guilherme Leporace
Violonista, alaudista, contrabaixista, compositor, arranjador e diretor musical. Iniciou seus estudos de música ainda criança. Ex-integrante da lendária banda A Barca do Sol, com vários discos gravados e diversos shows pelo país. Atua no Brasil e no exterior nas áreas de música medieval, renascentista e barroca. Em 2011, Alain Pierre, reuniu composições próprias, representativas de várias épocas de seus 40 anos de carreira e enviou aos parceiros Alexandre Caldi, Cacala Carvalho, Edu Krieger, Elisa Queiroz, Geraldo Carneiro, Marcelo Caldi e Sérgio Ricardo e convocou os amigos Alfredo Dias Gomes, David Ganc, Dôdo Ferreira, Eliane Tassis, Marina Lutfi, Marianna Leporace, Matias Correa e Naife Simões.  Todos imediatamente se puseram ao trabalho em conjunto nos arranjos e letras, incentivaram as gravações e foram ao estúdio tocar e cantar as canções. Assim o time se formou e o CD "Sementes" aconteceu. No show Alain Pierre é acompanhado por uma banda formada por: Marcelo Caldi (sanfona e teclado), Marcelo Rezende (violão de aço), Dôdo Ferreira (baixo acústico e elétrico) e Nailson Simões (percussão).
ALBERTO ROSENBLIT - DE BEM COM A VIDA

Foto: Dario Zalis
Pianista, compositor e arranjador. Consagrou-se como produtor musical de novelas e minisséries da TV Globo: Agosto, Presença de Anita, Mulheres Apaixonadas, Cabocla, Páginas da Vida, A Favorita, Entre Tapas e Beijos, Você Decide e Programa do Jô. Começou a carreira em 70, integrando diversas bandas e conjuntos de câmara. Em 80 lançou um LP em duo com Mario Adnet, considerado um dos melhores lançamentos instrumentais da época, rendeu-lhe convites para tocar com Nara Leão, Zé Renato, Joanna e Simone. Fortemente influenciado pela Bossa Nova e seus autores, em seu projeto "De Bem Com a Vida”, baseado no CD de mesmo nome, Alberto Rosenblit mostra as canções compostas por ele em parceria com Paulinho Tapajós, Joyce Moreno, Luiz Fernando Gonçalves, J.C. Costa Netto, Ricardo Brito e Xico Chaves e alguns temas compostos para os programas de televisão que levaram sua assinatura como produtor musical. Alberto toca piano em seu trabalho e é acompanhado por uma banda de peso formada por: Dodô Ferreira (baixo acústico), André Tandeta (bateria), Didito (violão), Marcelo Martins (sax e flautas). Conta também com a participação da cantora Marianna Leporace.

ALEXANDRE LEMOS  - LUCIDEZ

Foto: Adalberto Carvalho
Ao longo de toda a sua carreira já teve cerca de 140 canções gravadas, várias delas incluídas em trilhas sonoras de novelas e programas de tv. Dentre seus mais de 40 intérpretes, citam-se Ney Matogrosso, Renato Teixeira, Ceumar, Marianna Leporace, Celso Viáfora, Fred Martins, Sergio Reis, Maisa, Marcela Biasi, Marjorie Estiano, Daniel, Zé Rodrix, Tavito, Luhli, Vanessa Jackson, Fabiana Cozza, Guilherme Rondon e Clara Becker. "Lucidez" foi o primeiro disco integralmente dedicado a canções de Alexandre Lemos. Criadas especialmente para este trabalho, são melodias que passeiam por harmonias simples e carregam o peso de temas e versos controversos e intensos. Marianna Leporace é a voz deste trabalho. Depois de uma década, "Lucidez" prepara-se para viver sua versão de palco, ao vivo, numa espécie de nova encarnação, reunindo o autor e a voz numa outra base sonora mas com o mesmo vigor das mesmas canções. Alexandre e Marianna recebem sempre um convidado instrumentista nos shows, mas a base do trabalho é o duo de voz e violão. No repertório, além das canções do CD, eles apresentam outras composições de Alexandre.

Assista: Igual ao Mar

CACALA CARVALHO - CASTELO-ITAIPU

Foto: Luiza Gueiros
Cantora, compositora, arranjadora, preparadora vocal, professora de canto, empresária do ramo de instrumentos musicais, Cacala Carvalho atua em diversas áreas da música. Sua discografia contabiliza oito CDs e um DVD, entre trabalhos em grupo e projetos solo. “Castelo-Itaipu” é o segundo projeto solo de Cacala Carvalho. O trabalho, composto por quatorze canções inéditas, dá sequencia ao processo iniciado pela artista em seu CD de estréia “Ela e Ele e Eu”, só que dessa vez ela vai mais fundo na proposta autoral e nos apresenta mais intensamente seu rico universo de temas musicais e poéticos. A ponte Rio-Niterói figura como cenário e influência direta nas novas composições e no próprio nome do novo CD, uma brincadeira com a linha de ônibus que faz o trajeto Castelo (Centro do Rio de Janeiro) e Itaipu (Niterói). No repertório do show, além  das músicas do novo CD, Cacala apresenta também algumas canções do seu primeiro CD “Ela e Ele e Eu” e algumas releituras bem particulares de músicas de compositores da MPB. Ela se apresenta acompanhada por um quarteto formado pelos músicos: Nando Caneca (guitarra e violão), Juliano Cândido (baixo), Felipe Caneca (teclado e acordeon) e Felipe Tauil (percussão).



CLAUDIO NUCCI - METADES

O show do compositor e cantor Claudio Nucci possui extrema empatia com o público, pois o autor interpreta as canções que ficaram famosas quando fazia parte do grupo vocal Boca Livre, passa pelos sucessos da carreira solo e mostra também os trabalhos recentes, suas novas composições que serão incluídas no próximo álbum. Claudio Nucci canta e toca violão e é acompanhado por Dri Nucci (vocais), Rafael Lorga (percussão) e Marcelo Bernardes  (sopros).

Assista: "Toada"

JULIO DAIN - APENAS HUMANO

O compositor, instrumentista e cantor carioca, Julio Dain, voltou da França, onde morou e trabalhou por dez anos, com um CD na mala - Outro Vento - lançado em 2008 pela gravadora Biscoito Fino. No mesmo ano, foi selecionado pelo Edital Petrobras Cultural que financiou o CD Apenas Humano.
No show, Julio apresenta canções dos dois trabalhos além de novas composições. Ele toca piano e violão e é acompanhado por: Pedro Aune (baixos acústico e elétrico), Bernardo Bosisio (guitarra) e Carlos Cesar (bateria).


Nenhum comentário:

Postar um comentário