Clássicos Populares


Eliane Salek - A Música do Brasil e de Portugal


O mezzo-soprano, Eliane Salek é musicista, corista e solista do Theatro Municipal do RJ e atua com a mesma desenvoltura nas rodas de choro, orquestras e casas de show; tem três CDs solos lançados no Brasil,  um lançado nos EUA com o grupo de Helcio Milito, além de inúmeras participações especiais em CDs. Sua versatilidade lhe permite fluir por repertório que vai do clássico ao popular. Neste projeto, cantando, tocando piano e flauta transversa, a artista mostra a proximidade da música dos dois países desde a metade do século XVIII até hoje. Conta como as modinhas portuguesas misturavam-se aos violões da colônia e impregnavam-se da malemolência tipicamente brasileira, dando origem mais adiante ao fado português e à serenata brasileira. Explica como vão se aliar a força rítmica africana, a melancolia da música portuguesa e a originalidade dos contrapontos brasileiros (as famosas “baixarias” ) para dar à luz o primeiro gênero/estilo essencialmente brasileiro, o choro. Com um repertório de modinhas imperiais recolhidas por Mario de Andrade, modinhas populares, chorinhos, fados, sambas e marchinhas, o concerto  traz  Eliane  que se acompanha ao piano em arranjos contemporâneos para  músicas  de Chiquinha Gonzaga, Henrique Alves de Mesquita, Ferrer Trindade/Frederico de Brito, Raul Ferrão/José Galhardo, entre outros.


Um Encontro Com Chiquinha Gonzaga


O soprano Neti Szpilman e a pianista Clara Zagury, que representa Chiquinha, fazem uma retrospectiva política e social da época, em um bate-papo com a platéia, revivendo as ousadias e vitórias da grande musicista, sob a direção de Ielena Konstantinovna.



De João a Pedro - Uma História Brasileira

O soprano Neti Szpilman e o pianista Daniel Sanches, partindo destes fatos, traçam um roteiro da nossa história Imperial, tendo como moldura a música da época, visto que foi uma constante entre nossos monarcas, D. João, D. Pedro I e D. Pedro II. Assim se desenvolve o concerto “De João a Pedro Uma História Brasileira”. Neti Szpilman, começa contando a história desde a saída de D.João de Lisboa, ate o final do II Reinado com o baile da Ilha Fiscal e a derrubada de Pedro II. A música serve de pano de fundo para navegarmos sobre nossa história.



Nenhum comentário:

Postar um comentário